sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Novembro, Novembro!

Este mês, com o objectivo de procurar alguma informação complementar para a nossa pesquisa bibliográfica, dirigimo-nos à biblioteca da escola e à Biblioteca Municipal de Silves. No entanto, a informação encontrada não ia bem ao encontro daquilo que pretendíamos.
Visto que já tínhamos encontrado a maioria da informação nos meses anteriores, nestas semanas dedicámo-nos a juntá-la, organizá-la e documentá-la com imagens e estatísticas adequadas ao conteúdo.
No dia 26, concluímos e entregámos a nossa pesquisa bibliográfica. Ainda no mesmo dia, começámos a organizar as actividades que iremos levar a cabo no segundo período, dividindo algumas tarefas.

Uma das coisas que aprendemos com a realização deste trabalho foi que existem direitos consignados aos jovens cidadãos europeus, tais como o direito a viver num ambiente familiar ou de cuidados alternativos e a ter contacto com ambos os pais sempre que possível e à  protecção especial para crianças refugiadas, crianças do sistema de justiça juvenil, crianças privadas da sua liberdade e crianças vítimas de exploração económica, sexual ou de outro tipo.
A União Europeia pretende desenvolver-se como sociedade do conhecimento e ser competitiva na economia mundial cada vez mais globalizada; é pois fulcral que o seu ensino e formação sejam de elevada qualidade. Para que este objectivo seja cumprido, é necessário abranger a população mais jovem.
Neste contexto, a UE criou diversos programas que beneficiam a educação, a formação e a juventude, tais como:
*  Juventude em acção;
*  Comenius;
*  Erasmus;
*  Serviço Voluntário Europeu.
É de salientar, ainda, que a UE criou o processo de Bolonha em 1999 de modo a criar uma área de educação superior europeia que facilite a mobilidade das pessoas, no que diz respeito à educação.
Para mais informações, basta consultar os sites disponíveis na nossa barra lateral direita.

Boas férias!


Sem comentários:

Enviar um comentário